domingo, 22 de abril de 2007

Importantes ações para o trabalho em equipe



As empresas são cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando pessoas dinâmicas, quase completas. Hoje em dia, não basta cumprir os requisitos técnicos para determinada função, e são muitas as características de um bom profissional. E a escola? Tem um perfil do seu profissional?

Veja alguns exemplos:

1. Afinidade:Partilhar os objetivos da escola, e por isso sente que os sucessos da escola são os seus pró prios sucessos.
2. Ambição: Um bom profissional ambiciona ir mais além à sua ativividade
3.Auto-motivação: Não espera estímulos externos para desenvolver a sua atividade. Não necessita de motivação contínua.
4. Autonomia :Tem iniciativa própria; não espera que as coisas aconteçam. Para além disso, planeia as suas atividades.
5. Comunicação :Um bom profissional sabe exprimir as suas idéias. Tem a capacidade de se fazer entender.
6. Cumprimento de objetivos: Estabelece e compromete-se com objetivos, e faz tudo o que pode para cumpri-los. É orientado para os resultados.
7. Flexibilidade :Procura adaptar-se a mudanças, que encara como oportunidades, e não como ameaças. Está aberto a desafios.
8. Inovação :Procura apresentar novas idéias. Procura ser criativo e encontrar novos métodos de trabalho.
9. Integração :Procura integrar-se no espírito da empresa, procura assimilar a cultura e valores da mesma.
10. Trabalho em equipe :Gosta de trabalhar em equipe. Não se importa de ajudar os outros (embora não descuide de seu trabalho).
11. Sabe gerenciar o tempo Define prioridades, e não "perde" o seu tempo com questões pouco importantes.
(Fonte: Benchmarking Pessoal/Internet)

DECIDA SOBRE SEU Benchmarking Pessoal:
1. Decida o que você vai submeter ao benchmarking – seu grau de iniciativa, seu currículo, sua capacidade de tomar decisões ou até mesmo a conduta profissional diante de questões polêmicas.
2. Identifique quem – determine quais profissionais que tem performance de trabalho superior que você admira e procure saber o que eles pensam, lêem ou escrevem. Se possível, faça contatos diretos, converse, pergunte (ou, ainda, pesquise a vida de uma figura histórica).
3. Reúna as informações e dados coletados - documente as melhores práticas encontradas.
4. Compare – especifique os diferenciais de desempenho.
5. Tenha objetivo – estabeleça metas e mudanças de atitudes, projetando níveis futuros de desempenho.
6. Fiscalize-se – acompanhe e monitore os progressos a serem atingidos, aplicando sempre ações corretivas
REFLITA ! ANALISE! TRANSFORME-SE!

( Por Noara Resende, publicado no Jornal semanal -Na ponta do Lápis/EMJON)

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