sábado, 17 de março de 2007

Comunicação e informação interna valoriza o trabalho em equipe


JORNAL NA PONTA DO LÁPIS
" Novos olhares para a educação"
Publicação Semanal - EMJON
Com o objetivo de manter sempre em dia a comunicação e informação interna implementamos um jornal com publicação semanal, sempre às 2as.-feiras , com artigos pedagógicos, agendas e formação para professores.
Já estamos no segundo número e temos como destaque:

Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe


Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3". Por tudo isto aqui ficam dez dicas para trabalhar bem em equipe.

1. Seja paciente
Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

2. Aceite as idéias dos outros
Às vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.


3. Não critique os colegas
Às vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.

4. Saiba dividir
Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.

6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.

7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.

8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

9. Evite cair no "pensamento de grupo"

Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.

10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles. Fonte—Internet BENCHMARKING PESSOAL

No próximo número ...Afinidade/Ambição/Auto-motivação/Autonomia/Comunicação/
Cumprimento de objetivos/Flexibilidade/Inovação/Integração/Trabalho em equipe/Saber Gerenciar o tempo..

3 comentários:

Sueli e Agnes disse...

Conhecendo a sua capacidade multidimensional, acho que você obterá muitos resultados positivos, após uma avaliação 360º. Esta será de fato uma comunidade privilegiada em todos os aspectos. Felicidades pedagógicas!!!

Noara Resende BH disse...

Agradeço à Sueli, minha eterna parceira, pela credibilidade!
Tô torcendo mesmo para que tudo dê certo!
Noara

Marilia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.